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Case Sistema Faemg/SENAR Minas

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Case: Campanha Institucional Integrada Senar Minas

Ao longo do segundo semestre de 2015, o Senar Minas buscou, através de uma campanha de propaganda completa, a solução para dois problemas a serem resolvidos: o pouco conhecimento da população de Minas Gerais sobre as atividades do Senar Minas e a pouca compreensão da importância do agronegócio para a economia do Estado de Minas Gerais.

Integrada a diversas plataformas de mídia, a internet, meio propício para contemplar a pluralidade e capilaridade do cliente, foi ferramenta fundamental do processo, auxiliando não somente na divulgação da marca, mas também no desenvolvimento de senso de comunidade em torno do público de produtores rurais e relacionados.

Trabalhando em simbiose com canais convencionais de mídia, como TV, através de comerciais de 30”, patrocínio dos principais programas voltados para o setor agrícolas de Minas Gerais, destacando o Globo Rural e o programa Viação Cipó, onde apresentamos neste programa os principais cursos e treinamentos ofertados pelo Senar Minas, o Rádio, com veiculação de agenda diária da atuação do Senar Minas e spot 30”, anúncios para jornais e anúncios para revistas, explorou-se o potencial de estratégias/plataformas digitais, como anúncios para portais, redes sociais, páginas internas no site institucional (landing pages), anúncios e otimização para mecanismos de pesquisa.

Destaca-se também que, para o ambiente digital, foram criados conteúdos específicos, segmentados por particularidades de audiência, como por exemplo, público interessado no ciclo produtivo do Café ou familiares e amigos de produtores.

Do ponto de vista de canais, o objetivo foi potencializar espaços institucionais e expandir a atuação para outras plataformas. Assim, foram produzidos:

• Posts orgânicos e patrocinados para Facebook.
• Desenvolvimento de páginas específicas (landing pages) para cada etapa dentro do site institucional.
• Otimização das páginas de campanha e anúncios patrocinados (Google Adwords) para o Google.
• Compra de espaço (mídia display) em portais de alcance do Estado (como Portal Globo, UAI, O Tempo e Hoje em Dia).
• Publicação de conteúdo de VT’s e vídeos de conteúdo com dirigentes para Youtube.
• Infográficos de apresentação de cursos e programas para Prezi e Slideshare e posterior uso para apresentações institucionais.
• Análise de métricas de desempenho da campanha através do Google Analytics e outras ferramentas de mensuração.
• Relatórios detalhados ao término de cada uma das etapas.

Como resultados alcançados, o Senar Minas tornou-se mais conhecido pela audiência, conseguiu divulgar dados essenciais sobre agronegócios em Minas e fortalecer o senso de pertencimento e comunidade entre produtores rurais e relacionados, que estavam de alguma forma ligados a ele.

A página institucional teve uma progressão de 2.152 curtidas para 9.053 no período de 6 meses. Foram gerados 117 posts (103 orgânicos e 14 patrocinados), alcançando um total de 7.120.848 impressões de conteúdos no Facebook.

Somadas todas impressões, de Facebook e outras plataformas, temos uma média de 9.581.136 visualizações de conteúdos.

Do ponto de vista da capilaridade estadual, foram alcançados 37 municípios, sendo Belo Horizonte, Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Lavras e Patos de Minas os com maior volume de acessos.

A campanha também atingiu usuários com dispositivos diversos, como computadores pessoais e celulares. Em redes sociais (referência pelo Facebook), temos uma média de 84,6% para dispositivos móveis e 15,3% para computadores pessoais.

Outras métricas importantes apontam para o aumento significativo do engajamento. Do ponto de vista qualitativo, a audiência teve maior interesse em interagir com a marca, demonstrando interesse a admiração por cursos do SENAR, diálogo com cooperativas do interior e ajudando a reforçar a qualidade do trabalho de produtores rurais. Em termos objetivos, os conteúdos da campanha tiveram 85.109 interações (contando curtidas e compartilhamentos no Facebook, principal plataforma de diálogo), além de inúmeras outras nos demais canais utilizados.
A partir deste esforço, o Senar Minas tem um campo propício para desenvolver novas atividades e estabelecer maior qualidade de diálogo com seu público através de plataformas digitais.

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